O Teatro Taborda foi fundado por um grupo de amantes e amadores do teatro, em Santarém e, aos poucos, sem pressas, transformaram um picadeiro, aqui pré-existente, num espaço para Teatro.
Com uma atividade cultural com mais de cem anos foi fundado por um grupo de Scalabitanos, na sua maioria empregados no comércio, que entenderam transformar o antigo picadeiro de José de Paiva num espaço de cultura, cuja herança ultrapassa os cento e vinte e cinco anos, nos honra poder manter e dar continuidade. Desde logo, tomou o nome de um grande nome do teatro português, que nas suas digressões permaneceu vários meses em Santarém e contracenou com elementos do teatro amador local.
Esta associação produziu, ininterruptamente, espetáculos de teatro musicado, operetas e comédias, alguns das quais com músicas e letras de produção local, outros foram interpretações de peças portuguesas e estrangeiras. Assim, este espaço marcou a formação cultural da cidade de Santarém, a partir de 1895, incentivando músicos, artistas e escritores, para a composição musical para teatro e também para orquestra, a criação teatral, em todas as suas vertentes e, mesmo, a dramaturgia e a poesia.