A Igreja Paroquial de S. Nicolau de Santarém é uma construção maneirista de 1613. Resulta de uma reedificação no espaço da antiga igreja gótica ali existente e que foi destruída por um violento incêndio.
A fachada é simples, impressionando pela sua verticalidade de linhas e revelando características maneiristas. Desenvolve-se em cinco corpos divididos por pilastras verticais assimétricas. Possui apenas uma torre, não muito alta, encimada por pináculos e esferas.
A igreja de S. Nicolau tem agregada uma capela, cujo orago é S. Pedro que possui o magnífico túmulo gótico de Fernão Rodrigues Redondo, datado do século XIV e que está classificado também como monumento nacional.
O órgão de Tubos da Igreja de S. Nicolau foi objecto de restauro em 2008 pelo mestre organeiro Dinarte Machado. É um órgão positivo de armário, com caixa construída em madeira de pinho de Flandres e posteriormente pintada.
Este instrumento é característico da escola de organaria Portuguesa, construído em 1818, por António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828).
Classificação Monumento Nacional, a partir de decisão administrativa baseada na ZEP de 1947-01-07