Para quem não conhece a “Taberna do Quinzena”, trata-se da ‘Catedral’ da boa comida tipicamente ribatejana desde há 150 anos.
Com uma decoração típica que o caracteriza e ajuda a contar a sua história, o ‘Quinzena’ cresceu a ver passar os toiros para as corridas em plena Avenida Laurentino. Cresceu com as feiras no campo fora de vila e a espera de toiros era “regada” de pé ou a cavalo à sua porta – um género de ancoradouro de paixões exacerbadas pelas causas mais nobres de um Ribatejano que sempre foi muito mais do que uma região traçada no mapa de Portugal.
Em 2006 o Quinzena abriu um novo espaço em Santarém mais pequeno mas com a mesma simpatia e com a mesma qualidade de sempre que nos habituou na sua outra casa, a Taberna do Quinzena II.
Desde o dia 1 de Junho de 2011 que o Restaurante “Taberna do Quinzena” também se encontra no Santarém Hotel, além da sala do restaurante que se encontra todos os dias aberta para almoços e jantares, também existem outras três salas, Lezíria/Alvarás Cabral/Ribatejo, que podem ser utilizadas para diversos eventos de grandes dimensões como casamentos, batizados, comunhões, empresas ou simples grupos de amigos…
Ser ribatejano é um estado de espírito e não há ‘religiões’ sem os seus ‘templos’ mais sagrados…