Inicie o percurso em Tremês e, ao chegar ao povoado de Barreirinhas, vire à sua direita em direção ao Centro de Interpretação Subterrâneo das Grutas do Algar do Pena. No carso profundo do Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros encontra esta admirável obra-prima da natureza. A cerca de 40 metros da superfície a vista expande-se num espetáculo de luz e formas, tão variadas quanto invulgares, através da enorme profusão de espeleotemas.
Regresse à estrada em direção a Valverde e, apanhando a EN 362, dirija-se para Alcanede, o seu próximo local de paragem. Pelo caminho deslumbre-se com alguns cenários da paisagem rude, mas produtiva à força da vontade humana. Ao aproximar-se desta vila depare-se com o seu castelo altaneiro que lhe acena num convite aberto à visita. Construção de provável origem árabe e reconstruído após o terramoto de 1531, sobre a porta principal pode observar-se uma curiosa escultura de carácter heráldico, onde figuram três castelos e uma águia dentro de uma cartela limitada por uma moldura de enrolamento. Já no seu interior, suba até às muralhas e expanda a alma nos horizontes da serra salpicada por vários povoados em seu redor. Irá surpreender-se.
Retome a EN 362 para Tremês, terminando aqui o itinerário. Não deixe de aproveitar para descobrir este simpático povoado numa visita apeada.
Nota: Visita ao Centro de Interpretação Subterrâneo das Grutas de Algar do Pena sujeita a marcação prévia. Contacto:243 400 630